Viva bem, viva de boa!

08 de abril – Dia mundial de combate ao Câncer

Saiba mais sobre alimentos que ajudam na prevenção e no combate

A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um dia para despertar a conscientização para a prevenção e combate dos diversos tipos de cânceres e também para a adoção de hábitos saudáveis de vida e alimentação.


E por falar nisso, os alimentos considerados antioxidantes constituem-se como poderosos aliados para prevenir a doença e também no tratamento de pacientes. Confira abaixo alguns dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros:

 
Soja

Vários estudos têm ligado as “isoflavonas” contidas nos grãos de soja à prevenção e ao combate, principalmente aos cânceres femininos, como de mama e colo do útero.


Linhaça

As “lignanas”, substâncias encontradas na linhaça, também estão associadas à proteção para a saúde das mulheres.

 
Cenoura

Os “carotenóides” contidos na cenoura ajudam no combate aos radicais livres, o que pode diminuir as chances do desenvolvimento de tumores.



Feijões

O “butirato” – uma propriedade dos feijões e das vagens – ajuda a diminuir a incidência do surgimento de cânceres e desenvolvimento da doença.

 
Brócolis

Este vegetal crucífero rico em cálcio e ferro também contém uma substância chamada “sulforano” que inibe o crescimento das células cancerígenas.

 
Salmão

O “ômega 3” encontrado no salmão é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a prevenir o desequilíbrio celular.

 

Alho

Estudos científicos já comprovaram que um fitoquímico chamado “alicina”, presente no alho, também tem poderes antioxidantes.

 

Uva

O “resveratrol” encontrado na casca da fruta e também nas sementes, principalmente nas uvas escuras, previne a proliferação de células cancerígenas.


 
Chá verde

A substância chamada “catequina” está naturalmente presente nas folhas do chá verde e atua de forma benéfica contra diversas doenças, entre elas, a diabetes mellitus tipo 1 e o câncer.

 
Tomate

O “licopeno” contido no tomate tem se mostrado um importante componente contra o câncer principalmente o de próstata.

 
É importante ressaltar que apesar de estudos mostrarem que vários alimentos ajudam a combater o câncer, este consumo deve estar associado a um tratamento médico.
Por isso, procure sempre seu médico e consulte sua nutricionista.

Amanda Dantas - Nutricionista