Viva bem, viva de boa!

Marmitas saudáveis

Ideia simples, econômica, nutritiva e super na moda!

Hoje a prática de levar sua própria refeição para o trabalho, faculdade, ou passeios têm sido muitas vezes a melhor opção para quem se preocupa com seus hábitos alimentares, já que desta maneira você tem certeza da procedência daquilo que está comendo, além de controlar melhor a sua alimentação.

Esta é uma ótima opção para quem está buscando uma reeducação alimentar, perder ou ganhar peso de forma saudável ou até economizar uma graninha.

Lembre-se que o ideal é preparar a marmita no dia anterior, caso você for mantê-la apenas refrigerada. Já se for congelá-la, o tempo de duração aumenta bastante, contudo, é importante que o descongelamento seja feito de forma segura, ou seja, sob refrigeração. Sendo assim, retire o recipiente do freezer um dia antes e deixe-o no refrigerador para descongelar.

Abaixo veja algumas dicas para garantir o frescor e a segurança dos alimentos que você for consumir.


Montagem
Na hora de montar sua marmita opte por separar o máximo possível os itens. Coloque a salada em um pote, a proteína em outro e os acompanhamentos em um terceiro, fazendo assim você evita a contaminação cruzada dos alimentos.


Recipiente
O material que armazenará os alimentos é muito importante. Dê preferência ao vidro temperado ou silicone. Estes dois são resistentes ao freezer e ao microondas, não guardam cheiros, sabores e nem acumulam bactérias.


Temperatura
O transporte da sua marmita na temperatura adequada é extremamente importante para garantir a segurança dos alimentos. Escolha uma lancheira ou bolsa térmica que mantenha a temperatura do recipiente abaixo de 8ºC.


Armazenamento
Depois do transporte, se não for consumir sua marmita em um curto período de tempo procure conservá-la novamente sob refrigeração.

Aquecimento
Para manter as propriedades dos alimentos, a melhor forma de aquecer a marmita é o “banho maria”. Caso não seja possível, o microondas é uma opção rápida e prática, porém os alimentos acabam perdendo alguns nutrientes durante o aquecimento.

Faça com que o hábito de cuidar da sua alimentação se torne algo prazeroso na sua vida, afinal você está investindo na sua saúde e longevidade. A marmita saudável é uma dica para você!

 

Amanda Dantas - Nutricionista